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• Lições Que Podemos Aprender com Jeff Bezos

JEFF

Resiliência, visão de futuro, foco no cliente e disposição para inventar e experimentar o que ainda não existe. Estas são apenas algumas das características admiráveis em Jeff Bezos, fundador e ex-CEO da Amazon, maior varejista on-line do mundo, possui uma das trajetórias corporativas mais inspiradoras, pois quando decidiu investir no modelo de e-commerce a internet estava apenas engatinhando.


# Lição 1:
Com foco implacável na experiência do cliente, a Amazon conseguiu transformar sua empresa de revendedora de livros on-line em um rolo compressor de varejo que conhecemos hoje.
Muito desse sucesso pode estar relacionado ao que Jeff Bezos chama de “Ciclo Virtuoso”.

Começando com a Experiência do cliente, o diagrama do “Círculo Virtuoso” mostra como a Amazon encontrou o sucesso ao alavancar sua infraestrutura para criar uma melhor experiência do cliente e expandir os negócios como resultado:

  • Experiência do cliente – a Amazon oferece uma experiência notável ao cliente. Assim que as pessoas começam a ouvir sobre essas experiências, por meio de propaganda boca a boca ou cobertura positiva da imprensa, elas automaticamente vão procurar o site. Isso leva a um aumento no tráfego.
  • Tráfego –  O tráfego resulta em aumento nas vendas e também permite a expansão de sua presença. A Amazon fez isso abrindo seu mercado para vendedores terceirizados.
  • Vendedores – para os vendedores, o público mais amplo e a experiência superior do cliente oferecida pela Amazon eram atraentes para explorar. Para a Amazon, a abertura para vendedores terceirizados significava mais produtos disponíveis.
  • Seleção – Mais seleção significa que os clientes da Amazon terão uma gama mais ampla de opções para escolher. Eles também terão acesso aos benefícios da rede de distribuição em grande escala se os vendedores terceirizados usarem os serviços de atendimento da Amazon. O que volta à experiência do cliente – se você tem mais chances de encontrar o que procura, é mais provável que tenha uma boa experiência.

# Lição 2: Bezos não tinha orçamento. Ele confiou no serviço que prestava e na crença de que as pessoas espalhariam a palavra sobre a qualidade de seu trabalho.

“Se você construir uma ótima experiência, os clientes falam sobre isso uns aos outros. O boca a boca é muito poderoso. ”
                                                     Jeff Bezos, fundador e ex- CEO da Amazon.

 

A melhor maneira de uma empresa crescer e realmente ser notada por sua capacidade é por meio de referências de indicação. A melhor maneira de fazer isso é produzir um trabalho do qual valha a pena falar. Certamente isso depende de um excelente atendimento ao cliente, no qual você atende às necessidades do cliente.

# Lição 3: Bezos reforça para a sua equipe que nunca devem temer os concorrentes e sim, seus clientes.

Tenha medo de nossos clientes, porque essas são as pessoas que têm o dinheiro. ”
                                                  Jeff Bezos, fundador e ex- CEO da Amazon.

 

Em palavras simples, concentre a sua energia e seu foco nas áreas essenciais que realmente importam.

Para finalizar, a lição que podemos tirar é: foque sempre na experiência do seu cliente e faça sempre atendimento personalizado para que ele faça propaganda do seu trabalho e acabe trazendo novas oportunidades de negócio.

Escrito por: Paloma Lucato